Arraste
200 Anos Banco de Lisboa

Bem-Vindo à Exposição

 

O Banco de Lisboa foi instituído por carta de lei datada de 31 de dezembro de 1821. A sua criação foi acalentada e decidida pelas Cortes Constituintes de 1821-1822, convocadas na sequência dos pronunciamentos militares de 1820 (a 24 de agosto, no Porto, e a 15 de setembro, em Lisboa) que marcaram o arranque da revolução liberal portuguesa.

A celebração do bicentenário desses momentos decisivos para a construção de uma moderna monarquia constitucional serve de oportuno pretexto para se aprofundar o conhecimento dos eventos, dos personagens e das instituições que melhor caracterizam um período histórico intensamente vivido. A criação do Banco de Lisboa foi elemento crucial de um processo de mudança e inovação institucional que abalou as estruturas económicas, sociais e políticas da sociedade de antigo regime. A sua gestação foi associada à necessidade de reorganização da circulação monetária e à satisfação de compromissos do Estado perante credores particulares. Eram matérias que os regeneradores liberais entendiam prioritárias para a reabilitação do crédito público, para a promoção de um estado de confiança entre a sociedade civil e as instâncias representativas dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Atendendo à relevância dos motivos que estão na base da sua criação, afigura-se especialmente oportuno revisitar a história do Banco de Lisboa, associando-a à história da revolução liberal portuguesa iniciada em agosto e setembro de 1820. É justamente esse o propósito desta exposição virtual que convida os visitantes a percorrerem seis núcleos temáticos dedicados à história do Banco de Lisboa e ao contexto económico e político subjacente, e contactar com o dia-a-dia desta instituição através do acervo do Arquivo Histórico do Banco de Portugal, bem como da Biblioteca do Banco de Portugal e do Museu do Dinheiro.

 

 

Ficha técnica

 

Coordenação Geral

Baltasar Cordeiro

Filipe Fernandes

 

Edição e inserção de conteúdo

Departamento de Serviços de Apoio - Arquivo Histórico do Banco de Portugal

Volodymyr Mykhayliv

Pedro Dantas

 

Produção de textos

José Luís Cardoso

João Pedro Vieira

Filipe Fernandes 

 

Traduções

Departamento de Relações Internacionais

Joana Rocha de Lima

Viviane Henriques

 

Apoio Informático

Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação

Isabel Coutinho

David Gonçalves

Eduardo Dias

 

Apoio Conceptual

Departamento de Comunicação e Museu

Luís Campos

 

Webdesign e Desenvolvimento

BY - Interactive Brands Agency

Consulte o acervo do Arquivo Histórico do Banco de Portugal